sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Há 20 anos que partiste

Zeca Afonso e amigos, numa sessão de Canto Livre, 1974
«AMIGO ... maior que o pensamento ...»

«Semeio palavras na música. Não tenho pretensões de dar a estas minhas deambulações pela música qualquer outro rótulo. Faço apenas canções. A canção insere-se sempre dentro de um processo. A sua eficácia depende do processo em que se insere. A sua importância depende da vastidão desse processo».

«Quando começamos a procurar alibis para justificar o nosso conformismo, então está tudo lixado»
(in José Afonso, andarilho, poeta e cantor, 1994)
ATÉ SEMPRE, ZECA !

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Eu Voto SIM




(…)

“Sou a favor da despenalização do aborto, nas condições e limites propostos no referendo, ou seja, desde que realizado por decisão da mulher, em estabelecimento de saúde, nas primeiras dez semanas de gravidez. Eis uma recapitualação das minhas razões.

1ª O que está em causa no referendo é decidir se o aborto nessas condições deve deixar de ser crime, como é hoje, sujeito a uma pena de prisão até 3 anos (art. 140.º do Código Penal). Por isso, é francamente enganador chamar ao referendo o “referendo do aborto” ou “sobre o aborto”, como muita gente diz. De facto, não se trata de saber a posição de cada um sobre o aborto (suponho que ninguém aplaude o aborto), mas sim de decidir se a mulher que não se conforma com uma gravidez indesejada, e resolve interrompê-la, deve ou não ser perseguida e julgada e punida com pena de prisão”
(Vital Moreira, in Público)