quinta-feira, abril 26, 2018

Pitum Keil Amaral: A Escola de Belas Artes de Lisboa, em 1956

Francisco Pires Keil Amaral, Pitum (n. 1935) - em idade aproximada de aluno da ESBAL

Em 1956, Pitum, pseudónimo por que todos conhecem o arquitecto Francisco Pires Keil Amaral, era um jovem estudante de arquitectura na Escola de Belas Artes de Lisboa, precisamente a mesma escola que seus pais - Maria Keil e F Keil do Amaral - frequentaram, nos anos trinta, mas que pouco ou nada evoluira desde então, quer em condições logísticas quer no ensino ministrado. Apesar de em 1950 ter sido decretado que passaria a escola superior, só o passou de facto, em 1957 quando a regulamentação da lei foi aprovada.

Por outro lado, uma Associação Académica (designação anterior às AEs) existente na altura e da qual Keil do Amaral, pai, fora dirigente, seria extinta ainda nos anos trinta pelo novo director da Escola, o arquitecto Luis Alexandre da Cunha, e nunca mais os estudantes conseguiram ver reconhecida pela tutela uma Associação legitimamente escolhida pelos próprios, apesar do esforço de muitos que por isso se bateram ao longo dos tempos.

Também os jovens da geração de Pitum se movimentaram nesse sentido e uma das iniciativas a que deitaram mão foi o lançamento de um Boletim - o VER -, que teve inicio, cremos, no ano lectivo de 1953/54 e se prolongou por várias anos e séries com alguns percalços pelo caminho. Seria para esse boletim o destino deste trabalho de Keil do Amaral, filho, que, no entanto, não chegou a publicar-se.

Trata-se de um trabalho exaustivo da/sobre a Escola de Belas Artes de Lisboa. Um levantamento rigoroso e honesto como não conheço outro. Um documento precioso para quem deseja estudar e historiar a escola e o ensino das Artes na escola de Lisboa, pese embora os mais de sessenta anos volvidos. Vai ser útil, tenho a certeza.

Muito obrigada ao arquitecto Francisco Pires Keil Amaral por ter-nos confiado este seu trabalho, inédito, e dar-nos o privilégio de o publicarmos neste blogue.  Segue-se o respectivo documento e o seu curriculum vitae sucinto.

Julia Coutinho




 















cv sucinto de Francisco Pires Keil Amaral, Pitum



Sem comentários: