domingo, maio 28, 2006

Testamento de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1993)



 Maria Helena Vieira da Silva (1908-1993) - retratada pelo marido
 
 
«TESTAMENTO» 

Eu lego aos meus amigos

Um azul cerúleo para voar alto.
Um azul cobalto para a felicidade.
Um azul ultramarino para estimular o espírito.
Um vermelhão para o sangue circular alegremente.
Um verde musgo para apaziguar os nervos.
Um amarelo ouro: riqueza.
Um violeta cobalto para o sonho.
Um garança para deixar ouvir o violoncelo.
Um amarelo barife: ficção científica e brilho; resplendor.
Um ocre amarelo para aceitar a terra.
Um verde veronese para a memória da primavera.
Um anil para poder afinar o espírito com a tempestade.
Um laranja para exercitar a visão de um limoeiro ao longe.
Um amarelo limão para o encanto.
Um branco puro: pureza.
Terra de siena natural: a transmutação do ouro.
Um preto sumptuoso para ver Ticiano.
Um terra de sombra natural para aceitar melhor a melancolia negra.
Um terra de siena queimada para o sentimento de duração.


(texto encontrado nos papéis de M Helena Vieira da Silva após a sua morte,
onde nos transmite a convicção de que as cores, simples matéria pigmentada, contêm afinal todo o arco-iris de que a vida é composta)

17 comentários:

Politikus disse...

Apenas posso legar aos meus amigos a minha falta de jeito para a puintura...

Isabel Magalhães disse...

Adoro a Vieira... o trabalho da Vieira... e adoro este texto cujo original em francês publiquei algures no meu blog... creio que já por duas vezes durante estes dois anos de existência.

Obrigada por o divulgares também.

Um [].

wind disse...

Belíssimo! É pena não editares mais vezes, que só nos trazes maravilhas:) beijos

Teresa David disse...

Tanto o quadro como as palavras mostram a grandeza dessa mulher enorme que foi a Vieira da Silva. Foi bem lê-la pois só a conhecia através da pintura.
Um abraço
Teresa David

Anónimo disse...

Amiga,
Fico contente por continuares a postar.
Tenho de gostar da pintura, senão a minha cara metade dá-me cabo do toutiço!
Brincadeira!
Não conheciamos o "Testamento" da Vieira da Silva.
Aprendemos mais uma coisa contigo.
Boa semana.
Milú e José Gomes

Geosapiens disse...

...já tinha lido...mas é com renovado interesse que o leio de novo...um beijo...

Nilson Barcelli disse...

Um bom testamento.
Não conhecia.
Obrigado por o teres partilhado connosco.
Beijinhos.

El Navegante disse...

Justamente, cara Julia, lendo tuas palabras finais, tao acertadas, acho que infelizmente para eles e para quem tem a seu alrededor, existe gente que olha e vive a vida en branco e preto.
Beijao, e parabéns pela poesía selecçoada .

liliana miranda disse...

Um arco-íris de testamento.. bonito!
beijos minha querida!

Conceição Paulino disse...

e como me encontro nas cores e nos símbolos aqui deixados para nós. Vem juntar-te à festa. Festa grande lá em casa. Bjs e boa semana, Júlia

Helder Ribau disse...

continuas com uma escrita... contagiante...
Parabens

isabel mendes ferreira disse...

e eu lego-te a minha ternura....a mais branca e oura.


gosto.te. muito.

Anónimo disse...

E como é belo deixar assim todas as cores em testamento! Não conhecia. Obrigada.
Beijinhos

Fragmentos Betty Martins disse...

Olá Júlia

Embora eu ainda não tenha regressado (ao meu canto) espero que o possa fazer brevemente.

Quero agradecer de todo o coração a simpatia que tiveste para comigo.

Fiquei muito triste com a noticia, pois o Fernando era uma pessoa muito especial.

Um grande beijo

contradicoes disse...

Ainda tenho presente
a sua última intervenção
numa expressão carente
lembrando a sua paixão

Com um abraço do Raul

Maria Carvalho disse...

Eu li, ontem, este belíssimo testamento. Comentei-o como belo que é, não devo ter clicado para o colocar. Tens que me desculpar, Júlia, mas esta última semana tem sido demasiado complicada em termos emocionais. Sinto-me semi desfeita, morta, triste, enlouquecida. Choro. Beijinhos para ti.

Anónimo disse...

Parabéns Júlia, o seu blog é lindo!
Gostaria de ter o seu link, mas no meu blog são as visitas que se linkam! Se for da sua vontade, vá até ao amar-ela e clique no logotipo do "Páginas Amar-ela", para adicionar o seu blog na categoria da sua preferência.
Um abraço amigo