domingo, dezembro 14, 2008

Crise, oportunidade de viragem. Para onde queremos ir?

Segunda, 15 Dez. - 21 H
Hotel Zurique

Rua Ivone Silva (trazeiras Hosp. Curry Cabral)

Participação de
António José Seguro, Florival Lança, Jorge Sampaio e Ricardo Pais Mamede

Debate animado por
Ulisses Garrido



De extensão e profundidade ainda não totalmente conhecidas, a presente crise foi já descrita como a “mais grave desde a grande depressão”. Uma das suas novidades é, não só a de se situar bem no centro do capitalismo financeiro mundial, os EUA, mas também a de se ter já estendido àEuropa e ameaçar contagiar o resto do mundo.
A crise põe em evidência os problemas ligados à desregulação dos mercados, imagem de marca do capitalismo neoliberal em que vivemos desde os anos 1980. Todavia, seria um erro grosseiro reduzir os problemas do capitalismo neoliberal ao mau desempenho e má regulação do sector financeiro. A crise tem e terá ainda mais consequências económicas e sociais.
Por exemplo, o aumento das desigualdades à escala mundial; o crescente número de pessoas desempregadas a sobreviver com o apoio de subsídios; o crescente aumento do número de pessoas que, apesar de trabalharem, têm que ser apoiadas por prestações sociais.
Desejam alguns que a crise seja amortecida com uma socialização dos prejuízos pela via da intervenção do Estado que deixa tudo o resto na mesma. Mas esta crise pode ser também uma oportunidade de viragem no sentido de um outro sistema mais justo, ou (pelo menos) um capitalismo mais regulado, com uma maior e melhor distribuição dos rendimentos, em suma, no sentido de políticas mais alinhadas à esquerda. Muitos, como nós, consideram porém que o sentido das mudanças que se perspectivam dependerá sempre das respostas políticas das forças de esquerda e da capacidade de se encontrarem pontos de contacto entre elas.
Daí a ideia de promovermos este debate.

Promotores:
Almerinda Teixeira, Ana Santos, André Freire, António Avelãs, António Pinto Pereira, Carlos Brito, Carlos Galiza, Cláudio Teixeira, Elísio Estanque, Henrique de Sousa, Isabel do Carmo, João Bau, João Lourenço, João Rodrigues, José Castro Caldas, Miguel Graça, Nuno David, Orlando Almeida, Paulo Fidalgo, Paulo Jacinto, Ricardo Pais Mamede, Silva Alves, Ulisses Garrido, Vitor Sarmento, Viriato Jordão

Sem comentários: